quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dezembro e o Rio

Dezembro começou e toda essa violência e temática em cima da nossa cidade, sempre, maravilhosa Rio de Janeiro, só me deixa com mais vontade de morar lá.
O Rio sempre me chocou, toda essa falta de decência, o escárnio e a falta de gentileza do povo me fazia ter asco daquele pedaço de terra, e de certo modo ter preconceito daquela gente. Até o exato momento em que pus os pé ali.
Posso dizer que me sinto triste por não poder estar lá, a quantidade de vezes que gostaria, e mais, de não poder morar lá tão logo eu gostaria. O Rio é maravilhoso sabe por quê? Porque ele te inspira, a paisagem é fantástica, ninguém pode negar que não se encanta com aquelas curvas da mulher de montanha. Ninguém nega também o excesso de malandragem do povo, mas isso é cultural, nós sabemos, e valhamo-nos disso para aprender a ser um pouco mais espertos. O sotaque do carioca é um charme, nós paulistas e paulistanos que achamos não ter sotaque, quando na verdade temos todos os sotaques do mundo, temos um pouco de inveja da puxada de 'S' dos nossos amigos, moradores da antiga terra da coroa portuguesa. Diz as boas línguas que o sotaque deles é assim pela longa proximidade com o povo de Portugal. Histórias a parte.
Essa guerra cívil que acontece no Rio de um jeito ou de outro é bem publicitária, se espalha, o mundo inteiro quer saber os motivos disso estar acontecendo, motivo político é o que não falta, mas a burocracia esconde esses fatos. Por que uma terra tão contagiante se deixou degradar? Uma terra de onde saiu Cazuza com toda aquela poesia, e inúmeros outros artistas, alguma coisa mágica tem. Não acham?
Esse mês eu só quero que esse caos cause reflexão no nosso povo, que as pessoas cobrem seus direitos, seu lazer, sua cultura, que todos se lembrem o porque de tudo isso. Nesse mês de calor, quero que todo mundo aproveite a praia, sem medo da bala perdida, sei que é impossível, mas viva sem temer por pelo menos um instante, você vai viciar e vai continuar. Eu disse esse mês?Vou ampliar então. Que todos os meses sejam assim.

Essa foto inspirou este post:

Um comentário:

  1. Alex, o Rio também é o meu sonho de consumo, ainda que de lá nada se compre. Não há nada que pague tanto charme e beleza, que lugar inspirador...

    Gostei daqui!

    Beijo.
    Sumaya

    ResponderExcluir

Expresse-se