quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Eu sei fazer café, só nunca fiz.

A realidade é essa, não me condenem por isso, eu sei sim fazer café, e a moda antiga vejam lá, não preciso das maquinas contemporâneas, vulgo, cafeteiras elétricas, e que diacho esse termo "elétricas" na frente só pra fazer pose, hãm, se são eletrodomésticos é claro que são elétricos. Seriamos mais ligeiros sem esses costumes redundantes? Bom, filosofia a parte. Sei sim passar aquele cafezinho quente, no ponto e que ajuda a ficar mais esperto, é muito simples, e mesmo sem nunca na vida ter preparado o pretinho, posso ensinar aqui, como se faz, essa especialidade que até já foi pecaminado por um papa das antigas, mas viagens a parte, não querendo desmerecer os outros lugares do planeta que também degustam o velho e bom cafezinho, seja ele mascado ou comido, de uma coisa eu tenho certeza, o café das nossas mestiças são mais gostosos que os das outras. Aha, lembra dessa?

Bom, é muito simples:

Com o seu coador de café, que pode ser de plástico ou pano, você coloca qualquer filtro, da marca de sua preferência, disponível no mercado, ferva água, aproximadamente 3 xícaras de chá e adicione 3 colheres de sopa cheias de café em pó no coador, adicione água fervente até a borda do coador, que está escorado num bule evidentemente.
Pois bem, agora senhor leitor, após ter coado o café e a água secado, adicione o restante da água fervente até terminar.

Adoçando o café

Essa etapa é uma coisa de feeling, me entende? A pessoa que está preparando o café deve conhecer dos gostos de quem vai apreciá-lo, tem gente que gosta de café melado, muito doce, outras com adoçante e há quem goste de completamente amargo, mas para você nunca errar, adicione a partir de 2 colheres, daquelas de sopa, bem cheias de açúcar e experimente a seu gosto.


Um comentário:

  1. quando estgiava em genética molecular (!?)minha chefe dizia: como vcs mexem em máquinas de 1 milhão de dolares no laboratório e não sabem mexer numa máquina de café? Tem que aprender!!!!
    Eu aprendi!

    ResponderExcluir

Expresse-se